Está no ar a lista dos GTs aprovados para o XIV CISO. Ao todo, foram 57 GTs inscritos com quase 1.800 propostas de trabalho. Desse total, foram aprovados 30 GTs e 588 trabalhos que deverão ser apresentados entre os dias 8 e 11 de setembro. Em breve, divulgaremos a programação final do evento com a lista das Mesas Redondas, Fóruns e Mini Cursos aprovados (clique aqui para ver o resultado).
Infelizmente, por incapacidade física efetiva – já que atingimos o limite máximo de espaço para o encontro (30 salas disponíveis para atividades simultâneas) –, algumas propostas não puderam ser contempladas.
Inicialmente os trabalhos foram selecionados pelos proponentes e coordenadores de GT, de acordo com a qualidade de cada trabalho e observando as seguintes regras:
(a) Composição do programa detalhado das três sessões de trabalho do GT, indicando o título das sessões e a ordem de apresentação dos trabalhos;
(b) Seleção, dentre as colaborações encaminhadas, 5 (cinco) trabalhos a serem apresentados por sessão, totalizando um limite máximo de 15 trabalhos;
(c) Seleção, dentre as colaborações restantes, até 6 (seis) trabalhos a serem apresentados sob a forma de painéis, em formato padrão definido no edital; Inicialmente estavam previstos a escolha de apenas três painéis, mas devido ao grande número de inscrições, ampliamos este número para seis.
(d) Observar, na composição da programação, a incorporação de pesquisadores de, no mínimo, 3 (três) diferentes unidades da federação e de 4 (quatro) diferentes instituições de ensino e pesquisa;
(e) Contemplar a participação de pesquisadores em diferentes etapas da carreira acadêmico-profissional;
Conforme previsto no edital do encontro, após essa fase, cada programação final de GT foi avaliada pela Comissão Científica, obedecendo aos seguintes critérios básicos:
1. observância das exigências detalhadas no edital para a formação dos GTs
2. qualidade da proposta original e análise do perfil dos coordenadores-proponentes
3. relevância da temática proposta para as ciências sociais;
4. qualidade das propostas de trabalho selecionadas pelos coordenadores-proponentes e consistência com a proposta do GT
5. organização lógica de cada sessão;
6. grau de distribuição de participantes em relação a (i) senioridade (pesquisadores em diferentes estágios de sua carreira e reconhecimento acadêmico); (ii) titulação (graduandos, pós-graduandos, pós-graduados); (iii) garantia de pelo menos 50% de trabalhos de pesquisadores residentes nos estados das duas regiões
7. número de propostas de trabalho recebidas inicialmente
8. representação das distintas disciplinas das ciências sociais entre os GTs
9. evitar GTs com temas sobrepostos
10. afinidade com a temática do evento.
A Comissão Científica é composta por representantes dos programas de pós graduação em Ciências Sociais do Norte e Nordeste e sua decisão é final, não cabendo recursos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu respeito a decisão soberana dos coordenadores dos GTs sobre as propostas de trabalho enviadas. No entanto, excluir 1212 trabalhos, ou melhor, 1212 resumos, arvorando-se a Comissão Científica em arbitrar em relação a sua qualidade sobre tão modesto material é, no mínimo, zombeteiro com os cientistas sociais que se propuseram a enviá-lo. Se há "incapacidade física" nas Instituições para realizar o encontro então o faremos na praça pública. De outro modo perde o Encontro, perde os Pesquisadores, perde a Ciência.
ResponderEliminarAcho que o encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordete deveria se chamar Encontro de Ciências Sociais do Nordeste, pois nota-se claramente que os pesquisadores da região norte foram excluidos da participação no encontro. A seleção dos GTs privilegiaram os pesquisadores apenas do nordeste, com uma nítida falta de imparcialidade na preparação do encontro.
ResponderEliminarLamento que tantos trabalhos foram excluídos. Não poderíam ter aumentado um pouco o número de trabalhos por sessão? 5, isso é muito pouco.
ResponderEliminarAssinado: Ghislaine Duque (com trabalho aprovado, mas certamente outros de qualidade igual, se não superior, foram descartados)
Realmente a decisão do CISO foi no mínimo "estranha", passou como um rolo compressor pelos diversos trabalhos, para a comunidade acadêmica em geral não ficou claro a forma como os GTs foram excluídos, o que leva a uma certa arbitrariedade, uma vez que num GT aprovado poderiamos ter por exemplo um trabalho "nota 8" e em outro um trabalho "nota 9" mas que deu o azar de ser enviado para um GT que foi excluído, o que fica subentendido é que além da qualidade acadêmica o que também deve ser levado em consideração quando se envia um trabalho para o CISO é a "sorte" de enviar para um GT que será aprovado, digo sorte uma vez que é o único elemento que pode ser lido devido a ausência de clareza existente. Bem, espero que o CISO não continue "se superando" como tem feito a cada edição, aguardemos o XV.
ResponderEliminarEsqueci de colocar que existe algo muito simples que poderia ter sido posto desde o princípio: aprovar apenas um número de GTs compatível com o número de salas disponíveis antes da abertura para o envio de trabalhos, é o que qualuqer evento sério faria.Realmente o o que a organização do CISO fez foi no mínimo "indelicado" com a comunidade acadêmica.Além do mais caso a instituição promotora não possa abarcar um evento desse porte creio que ela não deveria ter se candidatado para tanto.
ResponderEliminarDesorganização! Esta é a palavra que melhor define esse Ciso a ser realizado em setembro/2009. O pior não fica a cargo das não aceitações de trabalhos importantes, por conta dos GTs não terem sido aprovados, mas sim, por conta de mudanças nos trabalhos aprovados, dos GTs aprovados: quando a regra é clara e diz que: uma vez publicado, o resultado não poderá ser alterado!!!!!
ResponderEliminarHoje tentei e continuo tentando pesquisar lista de gts e o blog do evento não acessa.. o que houve??
ResponderEliminarContinuo tentando pesquisar a lista de gts e nada! O que estã acontecendo?
ResponderEliminarA lista dos GTs cpntinua sem aparecer. Vcs poderiam informar outro endereço, ou qualquer outro meio pra se ter acesso a esta lista?
ResponderEliminarBoa tarde,
ResponderEliminarEstou precisando saber quais são os nomes dos GTs, pois não aparece nenhuma informação desse tipo, apenas a quantidade.
Para engrossar as reclamações sobre o processo de seleção tanto dos inúmeros Gt's como dos trabalhos, é realmente de se duvidar da imparcialidade dessa seleção, como já foi citado anteriormente. O que coloco em questão aqui é que se deixe claro quais são os temas que serão realmente contemplados nos GT's, e não sair colocando temas que ficarão de fora, apenas para ter uma certa quantidade de trabalhos inscritos para garantir o GT, como ocorreram em alguns GT's. Nunca vi um processo de seleção na qual vc se inscreve sem ter a certeza de que seu GT vai existir ou não. Congressos muito mais conceituados na área e com uma maior número de inscrições, como ALAS e SBS, deixam muito claro quais são os Gt's e as temáticas que "realmente" serão abordadas. É bom que futuramente as próximas organizações olhem com mais seriedade para esse processo, não só de seleção dos trabalhos, como de organização do próprio evento. Pois dar a desculpa de que não foram aceitos mais trabalhos por causa das limitações físicas é no mínimo uma bricadeira de mau gosto. Para que se ofereceu então para realizar o evento??? Para que o futuro CISO seja visto com uma maior credibilidade é necessário uma maior responsabilidade no momento de se oferecer para organizar um envento que pode possuir um grande potencial.
ResponderEliminar