Por Victor Bastos
A mesa redonda Democracia: velhos e novos desafios ocorreu na manhã desta quarta-feira (09), das 9h às 10h30, no auditório de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O trabalho da mesa foi realizado pelos professores Luis Felipe Miguel (UnB), Assis Brandão (UFPE), Gabriel Eduardo Vitullo (UFRN) e Flávia Birolli (UnB).
O professor da Universidade Federal de Pernambuco, Assis Brandão, falou sobre os vários tipos de procedimentos democráticos. Teorias de filósofos políticos como Norberto Bobbio e John Stuart Mill foram discutidas. “A teoria de Bobbio e Mill é uma teoria desenvolvimentista, é uma concepção ética da democracia”, afirmou.
Assis Brandão fez comparações entre a democracia desenvolvimentista e procedimentalista. Segundo ele, o procedimentalismo é uma concepção elitista. “Nessa teoria, o meio é desprovido de fins”, citou. O professor finalizou sua participação na mesa redonda com uma frase que decorre da influência dos procedimentos democráticos. “Nós queríamos mudar o mundo, mas o mundo que nos mudou”, explicou o professor.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário