sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Fala, pesquisador - as impressões do 14º Ciso no Recife

Alexandre de Freitas Barbosa, professor de História Econômica do Instituto Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP) - “Eu estou encantado com o evento. Eu acho que está sendo muito bem organizado, com mesas que cobrem os mais diversos temas, pessoas de várias universidades, com uma grande presença, obviamente, de universidades aqui do Nordeste. As exposições muito qualificadas. infelizmente não pude participar de todas, mas o que é interessante é a ampla cobertura de tema e não só a preocupação com a região, mas com o Brasil também. E por isso eu estou muito satisfeito de ter participado”.

Amilton Moretto, pesquisador do Instituto de Economia e Centro de Estudos Sindicais e Economias do Trabalho - “O Ciso traz uma possibilidade de trocar ideias com pessoas que normalmente a gente não tem um contato muito constante, quer dizer, os pesquisadores e os alunos daqui não tem muita facilidade de ir para o Sudeste, e mesmo a gente não tem tempo de vir para cá se não for nesses encontros. O fato de você estar dentro de um conjunto de pessoas que são de uam área afim, porém diferente da economia, área de onde eu venho, você troca uma experiência de visões de mundo diferente. Isso acaba enriquecendo e fortalecendo nossa forma de trabalhar e pensar”.

Tatiana Burgos, aluna do curso de Ciências Sociais (4º período) - “Eu acho que o ciso é muito importante por integrar faculdades de todo o Nordeste e por poder juntar pessoas com linhas de pensamento diferentes. Isso, além de enriquecer as pessoas que participam como debatedoras, enriquece também os alunos que tem a possibilidade de ver um debate diversificado. É importante também por ser do Norte e Nordeste e discutir questões aqui das regiões, já que as ciências sociais de hoje discutem mais as questões do Sul e Sudeste, regiões que são polos de produção de conhecimento”.

Márcia Pereira da Silva Castro, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – “Eu acho o Ciso muito interessante e com uma diversidade de temáticas. Mesmo sendo um evento do Norte e Nordeste, o encontro tem conseguido se ampliar e trazer pessoas de várias regiões e de outros países. Mesmo com a dimensão que ele vem tendo nos últimos anos, o evento, no entanto, não tem absorvido um grande número de grupos de trabalhos”.

Cleumo de Oliveira, graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e participante de grupo de trabalho – “O Ciso possibilita um intercâmbio de experiências profissionais e de estudos entre as diferentes ciências sociais. A gente está aqui para buscar essa maior comunicação das ciências sociais”.

Sem comentários:

Enviar um comentário