quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O desenvolvimento das sociedades das capitais nordestinas é tema de debate no 14º Ciso

Por Diego Ximenes

A formação e o desenvolvimento das sociedades das principais capitais nordestinas foram temas de discussão do grupo de trabalho 8 do 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso). Intitulado “A Cidade e o Urbano”, o GT foi apresentado na tarde desta quarta-feira (9), no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Os estudantes do curso de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco Lindembergue Santos e Rebeca Souza, ambos do 4º período, abordaram a história da sociedade pernambucana e sua evolução, a partir da herança holandesa. “O aprendizado está valendo para todas as gerações, alunos e professores estão interagindo sobre um único assunto, esse é meu primeiro encontro e estou muito satisfeito”.

Já a doutoranda do programa de doutorado de Ambiente e Sociedade da Universidade de Campinas (SP), Zoraide Souza, apresentou as características geopolíticas da região metropolitana de Natal (RN). Pernambuco foi representado pela mestranda em Comunicação pela UFPE, Andréia Moreira, que abordou as ‘formas urbanas e a violência simbólica’.

“A troca de informações ao entrar em contato com outras pesquisas está sendo ótima. Neste Ciso, temos a oportunidade interagir com diversos estudos e pessoas de várias cidades. É uma experiência muito boa”, avaliou o professor de Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Marco Aurélio Tabosa. Esta temática continuará em discussão na tarde desta quinta-feira(10).

Sem comentários:

Enviar um comentário