sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Fala, pesquisador 2 – as impressões do 14º Ciso no Recife

Por Tiago Cisneiros

Com o encerramento do 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso), abrimos espaço para os comentários dos pesquisadores sobre o evento. Confira as avaliações de participantes e organizadores.

Joanildo Burity – Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) – coordenador Geral do Ciso.
“O saldo do evento é muito positivo. A organização prevista funcionou, o número de participantes – mais de mil pessoas – está dentro das nossas expectativas. A qualidade das apresentações foi muito bem avaliada, e eu acredito que nós conseguimos definir um certo padrão de organização e funcionamento, que vai ficar na história do Ciso. Aproveito para agradecer às pessoas que colaboraram, desde os professores e pesquisadores até os estudantes e as instituições e pessoal de apoio técnico e administrativo.”

Alexandre Zarias – Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) – organizador do Ciso e coordenador do GT “Sociedade, direito e justiça”
“O Ciso foi extremamente positivo, tivemos muita qualidade nos trabalhos e um alto grau de participação das pessoas. Conseguimos fazer com que o evento marcasse os 60 anos da Fundaj, com o apoio das instituições parceiras e dos patrocinadores. Neste ano, o Ciso teve um ganho muito grande, através da publicação dos trabalhos apresentados, do site e do blog, dos livros de resumos e do próprio esquema de divulgação. Extrapolamos os muros da academia, fazendo o diálogo com a sociedade, tornando claras as pesquisas da área de ciências sociais e humanas e articulando o conhecimento científico com o cotidiano da sociedade.”

Carla Cristina Costa de Menezes – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
“Esta é a primeira vez que participo do Ciso. Está tudo bem organizado e estruturado. O evento teve uma procura tão grande de pesquisadores interessados em apresentar seus estudos, que muitos não conseguiram um espaço para expor.”

Alexandre Veronese – Universidade Federal Fluminense (UFF)
“Participei de grupos de trabalho e fóruns na quarta-feira (9) e quinta-feira (10). As discussões foram muito proveitosas – entre elas, um fórum sobre os 20 anos da Constituição Federal, apresentado, hoje, pelo professor Ernani Carvalho. Espero que os alunos de graduação tenham mais interesse por este evento, porque é uma grande oportunidade para todos, já que transcende a barreira do Norte e Nordeste e se torna um congresso nacional.”

Orivaldo Lopes Junior – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e integrante da comissão científica do Ciso
“Participei de GT´s, fóruns e mesas, e me surpreendi com a amplidão dos temas e abordagens do evento. Confesso que, ao ver o tema geral – “Desigualdade e Justiça Social” -, imaginei uma coisa mais centralizada. Na verdade, foi um tema importante, porque é preciso chamar a atenção para um foco, mas é muito interessante que haja essa diversidade de assuntos e debates.”

2 comentários:

  1. Gostaria de saber quando será o CISO 2010. Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    sou Carla Nascimento, pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura do IPPUR/UFRJ.

    Também solicito informações sobre o CISO 2010. Ele vai acontecer? Quando serão as inscrições?

    Obrigada,
    Carla.

    ResponderEliminar