sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Grupo de trabalho do 14º Ciso discute arte e produções teatrais

Por Diego Ximenes

Antropologia e Imagem: teorias e práticas nas Ciências Sociais. Esse foi o tema que o grupo de trabalho 27 abordou no 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso), realizado no Centro de Graduação de Ensino da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na tarde desta sexta-feira (11).

O professor de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Dádimo Souza Vieira, trouxe a temática “Cangaço e documentário: história, influências e vertentes”; Já a doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Amélia Medeiros, apresentou um trabalho sobre a peça “o Anti-classico”, que é um monólogo protagonizado por uma bailarina. O estudante do 8º período de Ciências Sociais da Universidade Federal Campina Grande (UFCG), Darllan Neves Rocha, apresentou o trabalho sobre o bairro do Alto do Moura, em Caruaru.

No último dia de encontro foram discutidas as relações entre as produções e interpretações de imagens e as ciências sociais, do ponto de vista histórico e cultural, como contos e imagens, de certa forma, tem sua repercussão na sociedade.

Segundo Darllan Neves, o repasse de informações da sua pesquisa serviu de capacitação para ele e significou uma ótima experiência a participação do seu primeiro Ciso. “Escolhi falar do bairro do Alto do Moura porque é um lugar que concentra o maior centro de artes figurativas da América Latina. Lá se encontra uma prdução bem diferenciada. Um bairro que cresceu graças ao barro.”

1 comentário:

  1. Oi. Diego! Que legal encontrar esse post falando do nosso GT! Fiquei encantada com o encontro com os pesquisadores do norte e nordeste (foi a minha primeira visita ao NE e me deu vontade de conhecer tudo por aí!). Só para encerrar, gostaria de fazer uma pequena retificação - eu sou doutoranda da UERJ e não do UFRJ (fiz o mestrado lá). Um grande abraço e sucessos para todoso! Ana Amélia Brasileiro Medeiros Silva

    ResponderEliminar